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Porsche Cayenne GTS, o SUV realmente SPORT

23 de outubro de 2017 / 449 / Tudo sobre esportivos!
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Uma marca símbolo de maestria, inovação e perfeição decidiu um belo dia, avançar em novos territórios. A experiência da Porsche nos Rallyes, inclusive com a tração Quattro foi muito bem utilizada. Em 2002 chega ao mercado o Porsche Cayenne. Uma SUV, com o Family Feeling do clássico Porsche 911. Mesmo compartilhando plataforma com VW Touareg e Audi Q7 , a cara não engana. É um legitimo Porsche! A AvantGarde oferece uma versão melhor ainda o Porsche Cayenne GTS.

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Fazendo jus à sigla GTS

Ter o conforto, a potência e confiabilidade de um Porsche para encarar as pistas é algo sensacional. A sigla GTS (Gran Tourism Sport) toma formas diferentes na marca de Stuttgart. Usada desde 1964, a primeira vez no Porsche 904, os Porsche GTS tem sempre mais pimenta em relação à versão normal. O Porsche Cayenne GTS possui entradas de ar maiores, para melhor arrefecimento do motor V6 3.6L de 440cv. A suspensão é 24mm mais baixa, faróis escurecidos e rodas de 21 polegadas. Um carro confortável que dá para acelerar sem pudores.

 


A sigla GTS se tornou marca da Porsche desde 1964 e o Porsche Cayenne GTS a ostenta com maestria

 

Porsche Cayenne GTS e seus equipamentos super especiais.

O Porsche Cayenne GTS possui, de série, o pacote Porsche Sport Chrono, que permite 3 modos de condução. No modo Sport o giro realmente aumenta, somado ao já característico ajuste total da Porsche, parece realmente um carro de corrida. O câmbio Tiptronic de 8 velocidades com paddle shift dá segurança da troca de marchas sem tirar as mãos do volante. Escapamento ativo, para aumentar o volume do ronco musical do motor Porsche. Câmera de ré, faróis bi-xenon escurecidos, monitoramento da pressão dos pneus e um ar condicionado de 4 zonas, para total conforto de todos os ocupantes.

 

O console do Porsche Cayenne GTS parece uma cabine de avião. Todos os equipamentos à mão e completamente funcionais.

 

Estabilidade e esportividade

Apesar de toda a preparação de um esportivo de asfalto, o Porsche Cayenne GTS não deixa pra lá a função SUV. O Porsche Traction Management (PTM) é um sistema composto pela tração integral ativa nas quatro rodas com controle eletrônico de tração (ASR) e ligação com os freios e diferencial automáticos (ABD). Os sistemas de estabilidade do Porsche Cayenne GTS são todos integrados. O PDCC (Porsche Dynamic Chassis Control) garante que a carroceria não se incline durante as curvas. Funcionamento ativado pelo PASM (Controle de suspensão ativa) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) com o torque vetorizado garantem o equilíbrio perfeito do SUV. A tração integral nas 4 rodas mantém a força 100% aplicada no asfalto ou na terra.

 

As rodas de 21 polegadas e os sistemas integrados de freio e chassis fazem do Porsche Cayenne GTS um ícone.

 

Uma usina de força sob o capô

O motor 3.6 V6 que equipa o Porsche Cayenne GTS gera 440 cv de potência 60 Kgfm de torque que aceleram o bólido de 0 a 100km/h 5,1s e levam a velocidade máxima de 262km/h. O comando no console de escapamento esportivo ainda permite que o ronco seja mais imponente. Para levar toda esse torque para as rodas foi escolhido um câmbio Tiptronic de 8 velocidades. Isso tudo num SUV, mas não um SUV qualquer. O SUV da Porsche é um dos poucos que podem se vangloriar do S de SPORT no nome. Até os Superesportivos respeitam o grandão aqui.

 

O V6 3.6 de 440 cv é o motor que contribui para o sucesso do Porsche Caynne GTS

 

Luxo a cada pedaço do Porsche Cayenne GTS

Nem só de potência vive um dono de Porsche. O interior extremamente requintado em couro preto com costuras vermelhas, bancos em alcântara com 8 regulagens elétricas. Se esquentar ao lado de fora, por dentro, cada ocupante possui sua regulagem do ar condicionado Four zone. O volante esportivo respira esportividade e ao olhar o tradicional painel, com chave de ignição do lado esquerdo vem a certeza, sim é um Porsche. O Sistema de controle da velocidade de cruzeiro com Porsche Active Safe (PAS) não só mantém a velocidade programada como reconhece, por um sensor na dianteira, a velocidade do carro à frente, diminuindo a velocidade e mantendo a distância programada.

 

O interior é luxuoso e requintado. O bom gosto e a esportividade estão para todos os lados do Porsche Cayenne GTS

 

Números da fera:

Motor Dianteiro
Disposição do motor Longitudinal
Cilindros 6 em V
Tuchos
Diâmetro dos cilindros 96 mm
Curso dos pistões 83 mm
Combustível Gasolina
Cilindrada 3604 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Rotação máxima 6700 rpm
Válvulas por cilindro 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote
Variação do comando Admissão e escape
Aspiração Turbocompressor
Alimentação Injeção direta
Câmbio Automático
Marchas 8
Tração Integral
Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas
Suspensão traseira Independente, multibraço, molas pneumáticas
Freios dianteiros Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado
Direção Hidráulica

Dimensões

Comprimento 4855 mm
Largura 1954 mm
Altura 1688 mm
Entre-eixos 2895 mm
Bitola dianteira 1660 mm
Bitola traseira 1678 mm
Vão livre do solo 216 mm
Ângulo de entrada 26 graus
Ângulo de saída 24,5 graus
Ângulo central 20 graus
Tanque de combustível 85 litros
Porta-malas 670 litros
Diâmetro de giro 11,9 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,36
Área frontal (A) 2,8 m²
Área frontal corrigida 1,008 m²
Carga útil 755 kg
Reboque com freio 2865 kg
Peso 2185 kg
Pneus dianteiros 295/35 R21
Pneus traseiros 295/35 R21
Configuração SUV
Porte Grande
Ocupantes 5
Portas 4

Desempenho

Velocidade máxima 262 km/h
Aceleração 0-100 km/h 5,1 s
Potência 440 cv a 6000 rpm
Torque 61,2 kgfm a 1600 rpm
Peso/potência 5,0 kg/cv
Potência específica 122,1 cv/l
Peso/torque 35,7 kg/kgfm
Torque específico 17,0 kgfm/l
Consumo urbano 6,4 km/l
Consumo rodoviário 8,8 km/l

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