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Porsche 911 Carrera 4S, o clássico dos clássicos

23 de agosto de 2017 / 519 / Tudo sobre esportivos!
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Sucesso desde o nascimento

Quando se pensa carros esportivos, o maior clássico que nos vem à mente é o Porsche 911 Carrera 4s.

Nada menos que 54 anos de tradição em excelência e velocidade. Desde que foi apresentado, no salão do automóvel de Frankfurt em 1963 o Porsche 911 escreveu seu nome na história automotiva.

O Porsche 911 Clássico apresentado no salão de Frankfurt de 1963

Porsche 356 o início

Continue lendo para conhecer um pouco da história vencedora do Porsche 911 Carrera 4S

A difícil missão herdada pelo Porsche 911 Carrera 4s

Depois de vender impressionantes quinze mil exemplares do Porsche 356, a empresa fundada por Ferdinand Porsche se viu na missão de substituir o projeto vencedor que já via sinais de cansaço.

Das perfeccionistas pranchetas da fábrica de Stutgart nasceu um meio termo entre o Roadster e um sedã.

A carroceria no formato 2+2 foi escolhida para receber um motor boxer 3.0 refrigerado a ar, evoluindo ainda mais a ideia vencedora de Ferdinand Porsche com o Fusca. Nasce uma lenda com o nome de “Porsche 901”! Espera… 901???

Porsche 911 Carrera e o embate por nomes com os franceses

Ao apresentar seu novo modelo como código 901, a Porsche foi barrada judicialmente pela Peugeot, que tinha registrado todos os nomes de carro que seriam compostos por dois algarismos com um zero entre eles.

Isso mesmo, por causa da Peugeot os Porsche assumiram o nome 911 e também uma legião de seguidores e admiradores.

Porsche 911 Carrera, carro ágil, leve e de construção simples, mas nem por isso deixa de ser potente, arrojado e imponente. O Porsche 911 Carrera em pouco tempo se tornou febre entre os amantes de esportivos.

Porsche 911 Carrera, carro ágil, leve e de construção simples, mas nem por isso deixa de ser potente, arrojado e imponente. O Porsche 911 Carrera em pouco tempo se tornou febre entre os amantes de esportivos.

Tradição nas corridas, vencedor nato!

Nas ruas ou nas pistas o seu ronco forte se impôs ano após ano, no asfalto, no gelo, na lama e na terra.

O motor traseiro permitiu ao Porsche 911 Carrera uma adaptação em vários tipos de competições. Sua excelente dirigibilidade, confiabilidade e custo benefício vêm ajudando iniciantes a entrarem no mundo das corridas e veteranos a ganhá-las de ponta a ponta.

O Turbocompressor e as competições

O motor turbo estreou em 1975 e se mantém forte, principalmente nas competições até hoje. Versões famosas como Porsche 911 Turbo, Porsche 911 Turbo S, Porsche 911 GT1, Porsche 911 GT2, Porsche 911 GT3.

O Porsche 911 Carrera RS que participou das 24 horas de Le Mans em 1975

Evolução do motor e tração

O Porsche 911 Carrera começou a ser produzido em 1964 com o motor boxer de 6 cilindros, 2.0L 128cv refrigerado a ar e com  tração traseira, o diferencial praticamente integrado ao motor proporcionou menos perdas e maior confiabilidade.

Em 1970 passa a 2.2L 158cv. Em 1972 cresce mais para 2.4L e 188 cv, uma menção honrosa 1m 1973 aos carros bem sucedidos nas 6 horas de Daytona, as 12 horas de Sebring, os 1000Km de Nurburgring e a Targa Florio com seus 267 cv.

Em 1972 foi introduzido também a versão RS e seu motor 2.7L produzido até 1977. 3.0L de 1978 a 1983. O 3.2L de 1984 a 1997 com diversas evoluções, quando foi aposentado e deu lugar ao motor refrigerado a água. Em 2002 o motor era um 3.4 L.

Em 2011 o Porsche 911 Carrera 4S recebeu o motor 3.8L aspirado de 400cv.

Atualmente a Porsche possui duas versões de motor: O 3.0 aspirado, 3.0 Turbo que equipa as atuais versões S e o 3.8 Turbo que equipa a versão Turbo.

Disponíveis na Avantgard possuímos 2 exemplares do Porsche 911 Carrera 4s com o motor 3.8 aspirado, mesmo bloco do Turbo e seu ronco imponente que você pode conferir no vídeo abaixo:

A tradição de melhorar o que já é excelente:

A Porsche 911 Carrera 4S e sua tração nas 4 rodas

Vencer o Rally mais difícil do mundo foi a missão cumprida do Porsche 911 Carrera de 1986

Desde1984, quando a Porsche disputou o seu primeiro Rally Paris-Dakar, competição que venceu em 1986 a tração 4×4 vem sendo testada.

Competir e vencer o Rally mais famoso do mundo dá à Porsche mais um lugar de destaque na história automobilística.

O ano de 1988 marcou o lançamento do Porsche 911 Carrera 4 , o “4” no nome indica a tração nas quatro rodas que dá ao carro ainda mais estabilidade. Dois exemplares do Porsche 911 Carrera 4S, com tração nas quatro rodas, você pode encontrar na AvantGarde.

Mais detalhes desses superesportivos clássicos:

Como a própria Porsche costuma dizer, “É proibido proibir!”. Os Porsche 911 Carrera 4S possuem o ápice da tecnologia automobilística que mantem a fábrica germânica com “Top of Mind” no mundo todo.

Porsche Traction Management (PTM)

Derivada do 911 Turbo a embreagem multidisco controlada eletronicamente e totalmente variável do PTM distribui a força de propulsão de forma ideal entre o eixo traseiro acionado permanentemente e o eixo dianteiro.

Em combinação com o sistema Porsche Stability Management (PSM), assegura uma distribuição da força adequada para que a propulsão seja excelente em qualquer situação de direção.

PTV Plus em combinação com a transmissão automatizada PDK  de 7 velocidades proporciona ao Porsche 911 Carrera 4S o aumento da dinâmica de direção e da estabilidade age com freadas controladas nas rodas traseiras e um bloqueio do diferencial do eixo traseiro.

Servodireção Eletromecânica, Rodas de 20” que  melhoram a tração e o desempenho de corrida e o que reduz o consumo de combustível.

Rodas de liga leve com 20″ são um show à parte nos Porsche 911 Carrera 4S disponíveis na AvantGarde

Porsche Stability Management (PSM) – um sistema de controle automático, que passou por um aperfeiçoamento, e que estabiliza os limites da dinâmica de direção.

Brincando, ou sendo Piloto.

O cronômetro montado no painel de comando é parte do pacote Sport Chrono. Permitindo a visualização, armazenamento e avaliação do tempo das voltas, bem como de circuitos alternativos

Adrenalina ao aperto de um botão, com arrepio incluído: o pacote opcional Sport Chrono incl. aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) e com seletor de modos no volante. Suas funções permitem um ajuste ainda mais esportivo do chassi, motor e da embreagem.

Recurso inovador e, ao mesmo tempo, um traço de personalidade: os faróis principais bixenon de série com luzes diurnas de 4 pontos integradas em tecnologia LED.

Em todas as funções das lanternas traseiras também é usada a mais moderna tecnologia LED.

Porsche Dynamic Light System (PDLS). Os faróis principais reposicionam sua luz dinâmica para curvas dependendo do ângulo de direção e da velocidade de entrada na curva – para iluminação de curvas ou ao dobrar para a esquerda ou direita. Em resumo: Você entra em uma curva e a luz já está lá antes de você

Porsche Track Precision (PTPA) e com seletor de modos no volante. Suas funções permitem um ajuste ainda mais esportivo do chassi, motor e da embreagem.

O volante do Porsche 911 Carrera 4S é multifunções controla desde o som Bose até a dinâmica do carro.

Sem tirar a mão do volante, você pode escolher entre 4 opções: Normal, SPORT, SPORT PLUS, bem como o modo Individual, que permite que você ajuste o veículo ainda mais individualmente ao seu estilo de direção.

Airbags full-size para o motorista e passageiro, que são inflados em dois estágios, dependendo da gravidade e do tipo de acidente.

Alie tudo isso a um motor de 400 cv, ligue o som com sua música preferida ou simplesmente se delicie com o ronco do motor 3.8L. Dirigir um Porsche 911 Carrera4S é ao mesmo tempo um presente e um provilégio!

 Porsche 911 Carrera 4S
Instalação do motor Traseiro
Disposição do motor Longitudinal
Cilindros 6 opostos
Tuchos Hidráulicos
Potência 400 cv a 7400 rpm
Torque 44,9 kgfm a 5600 rpm
Peso/potência 3,7 kg/cv
Potência específica 105,3 cv/l
Peso/torque 32,6 kg/kgfm
Torque específico 11,8 kgfm/l
Diâmetro dos cilindros 102 mm
Curso dos pistões 77,5 mm
Combustível Gasolina
Cilindrada 3800 cm³
Taxa de compressão 12,5:1
Rotação máxima 7800 rpm
Válvulas por cilindro 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote
Aspiração Natural
Alimentação Injeção direta
Câmbio PDK Automatizado
Marchas 7
Tração Integral
Embreagem Dupla banhada a óleo
Suspensão dianteira Independente, McPherson
Suspensão traseira Independente, multibraço
Freios dianteiros Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado
Direção Elétrica
Pneus dianteiros 245/35 R20
Pneus traseiros 305/30 R20
Procedência Importado
Configuração Cupê
Porte Grande
Velocidade máxima 297 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,3 s
Consumo urbano 6,5 km/l
Consumo rodoviário 10,2 km/l
Comprimento 4491 mm
Largura 1852 mm
Altura 1296 mm
Entre-eixos 2450 mm
Bitola dianteira 1538 mm
Bitola traseira 1552 mm
Tanque de combustível 68 litros
Porta-malas 385 litros
Diâmetro de giro 11,8 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,3
Área frontal (A) 2,04 m²
Área frontal corrigida 0,612 m²
Carga útil 430 kg
Peso 1465 kg

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