A Porsche finalmente lançou os novos Cayenne 2024 e Cayenne Coupê 2024. Embora seja na prática uma reestilização (facelift), a própria marca fala em “uma das atualizações de produtos mais extensas da história da Porsche”.
São várias as mudanças. Começando pelo visual externo os faróis – mais estreitos – são de LED Matrix de série e ainda é possível configurar com LEDs Matrix HD. Esta nova iluminação alcança 600 metros de distância. Os para-choques também foram redesenhados.
Na traseira, lanternas e tampa do porta-malas redesenhadas. As rodas também são novas, sendo de 20 polegadas de série. Já as opcionais podem ser de até 22″. Existem três novas cores no catálogo: Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey.
No interior muita mudança. A principal talvez no painel, sendo inspirada no elétrico Taycan. O seletor do câmbio, por exemplo, subiu e agora está posicionado à direita do volante. Com a mudança, o console central ganhou mais espaço, comandos revistos, novo porta-copos e carregamento de celular por indução refrigerado.
Ainda no painel, destaque para o conjunto triplo de telas digitais. São elas: 12,6 polegadas para quadro de instrumentos, 12,3 polegadas para sistema de entretenimento e 10,9 polegadas para o passageiro. Pela primeira vez, o passageiro ao lado pode conferir dados de desempenho, acessar a operação do sistema de entretenimento e visualizar conteúdos exclusivos, com filmes (por segurança, uma película especial impede que o motorista possa ver essa tela).
Falando de motor. O propulsor 3.0 V6 turbo usado no Cayenne de entrada agora entrega 358 cv de potência e 50,9 kgfm de torque – ganho de 13 cv. Na versão S, o motor 2.9 V6 biturbo foi trocado pelo V8 4.0 biturbo, entregando 480 cv e 61,1 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a100 km/h em 4,7 segundos, com máxima de 273 km/h.
No Cayenne E-Hybrid, o motor elétrico que trabalha em conjunto com o V6 a gasolina agora produz 178 cv, contra 138 cv de até então. Agora, a potência conjunta é de 477 cv. Além disso, a capacidade da bateria foi ampliada de 17,9 para 25,9 kWh. A Porsche promete até 90 quilômetros de autonomia de acordo com o padrão WLTP. Apesar da bateria maior, o tempo de carregamento foi reduzido para 2,5 horas.
No Cayenne Coupé Turbo GT, o motor 4.0 V8 biturbo agora supera os 650 cv. Nesta versão há, exclusivamente, recursos como rodas traseiras esterçantes, suspensão pneumática, freios de cerâmica e tubos de escape de titânio.
Os clientes da marca já podem incluir uma reserva no novo modelo. A promessa é de entregas ainda em 2023.
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