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Nissan GT-R, também conhecido como Godzilla

18 de setembro de 2017 / 574 / Tudo sobre esportivos!
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Se existe um ícone entre os carros esportivos japoneses esse é o Nissan GT-R. Chamado por concorrentes e entusiastas de Godzilla. Como o monstro dos filmes, o Nissan GT-R destruiu a concorrência logo em seu lançamento.  E esse era o objetivo, afinal ele veio para assumir o lugar do icônico Skyline.

 

Cockpit típico de esportivos japoneses dando a sensação de monoposto

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Nissan GT-R o novo Skyline

Com o encerramento da produção do famoso Nissan Skyline, os fãs clamavam, órfãos por um superesportivo da marca.  Foi quando que em 6 de dezembro de 2007 foi oficialmente lançado no Japão. Em 2008 chegou aos Estados Unidos, Canadá e Portugal, no resto do mundo apenas em 2009. Lançado com um motor 3.8 V6 Biturbo com potência de 485Cv (362 kW) e 59.95Kgfm (588,0N.m.) de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de 6 marchas com dupla embreagem e sistema de tração AWD ATTESA E-TS®, que levam os 1740Kg de 0–100 km/h em 2.8s e 310 km/h.

No primeiro filme Velozes e Furiosos estrelava o Nissan Skyline que foi substituído pelo Nissan GT-R no filme 7

Robôs de inspiração

O design do Nissan GT-R foi inspirado nos robôs Gundan, anime japonês da década de 70 e 80.  Cercado por ícones da cultura pop japonesa, o Nissan GT-R ainda leva características de design opostas aos superesportivos europeus e americanos, seus concorrentes diretos. Ao chegar perto de ferraris, Porsche e Vipers  tem linhas fortes e robustas sugerindo baixa eficiência aerodinâmica. Ledo engano, com um coeficiente aerodinâmico de 0,26 o design GT-R é pensado e produzido para reduzir arrastos e vórtices ao máximo. Além de empurrar o carro para baixo aumentando a aderência e segurança em altas velocidades.

 

Inspirado no anime da década de 70, o design do do Nissan GT-R remete aos robôs Gundam

 

Acessível para destruir a concorrência

Quando a Nissan chamou o engenheiro japonês Kazutoshi Mizuno, queria revolucionar o mercado de supercarros com algo que suprisse as nescidades dos clientes. Ele já contava com mais de 40 anos de experiênciam. Ocarro precisava passar a marca de 300km/h e não deveria custar mais de 100 mil dólares. Para que isso fosse possível a Nissan optou por produzir o supercarro em massa na maior e mais tecnológica fabrica da Nissan que fica situada em Tochigi no Japão.

 

Motores montados a mão e assinados

A técnica de montagem exige muito mais precisão por se tratar de um carro incomum. O motor e o câmbio que são produzidos em lugares diferentes e posteriormente montados no GT-R em Tochigi . Cada motor é montado por apenas um técnico, que o faz do início ao fim e assina cada obra de arte que coloca sob o capo.

 

Motores montados a mão por um único técnico, que os assina no fim.

 

Amado pelo Drift

As competições de drifT são febre no Japão e o Nissan GT-R se mantèm no topo delas, inclusive pela sua tração AWD. Carros como esse saem fritando asfalto em manobras espetaculares de de precisão extrema. Inclusive em jogos, o Nissan GT-R faz muito sucesso. Ele está presente em diversas franquias como Need For Speed. O Nisan GT-R ainda é o carro guiado por Paul Walker no filme Velozes e Furiosos 7.

 

A tração permanente nas quatro rodas (AWD) , torna o Nissan GT-R o carro perfeito para o Drift.

 

Vamos aos números da fera em suas versões

Modelo GT-R 3.8 V6 biturbo GT-R Nismo 3.8 V6 biturbo GT-R Premium 3.8 V6 biturbo
Instalação do motor Dianteiro Dianteiro Dianteiro
Disposição do motor Longitudinal Longitudinal Longitudinal
Cilindros 6 em V 6 em V 6 em V
Tuchos Mecânicos Mecânicos Mecânicos
Diâmetro dos cilindros 95,5 mm 95,5 mm 95,5 mm
Curso dos pistões 88,4 mm 88,4 mm 88,4 mm
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina
Cilindrada 3799 cm³ 3799 cm³ 3799 cm³
Taxa de compressão 09:01 09:01 09:01
Válvulas por cilindro 4 4 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote, corrente Duplo no cabeçote, corrente Duplo no cabeçote, corrente
Variação do comando Admissão Admissão Admissão
Aspiração Turbocompressor Turbocompressor Turbocompressor
Alimentação Injeção multiponto Injeção direta Injeção direta
Câmbio Automatizado Automatizado Automatizado
Marchas 6 6 6
Tração Integral Integral Integral
Embreagem Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo Dupla banhada a óleo

Chassis

Modelo GT-R 3.8 V6 biturbo GT-R Nismo 3.8 V6 biturbo GT-R Premium 3.8 V6 biturbo
Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Independente, multibraço Independente, multibraço Independente, multibraço
Freios dianteiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Direção Eletro-hidráulica Eletro-hidráulica Eletro-hidráulica
Pneus dianteiros 255/40 R20 255/40 R20 255/40 R20
Pneus traseiros 285/35 R20 285/35 R20 285/35 R20
Configuração Cupê Cupê Cupê
Porte Grande Grande Grande
Ocupantes 4 4 4
Portas 2 2 2

Dimensões

Modelo GT-R 3.8 V6 biturbo GT-R Nismo 3.8 V6 biturbo GT-R Premium 3.8 V6 biturbo
Comprimento 4670 mm 4671 mm 4710 mm
Largura 1895 mm 1902 mm 1895 mm
Altura 1369 mm 1372 mm 1370 mm
Entre-eixos 2780 mm 2780 mm 2780 mm
Bitola dianteira 1590 mm 1590 mm 1590 mm
Bitola traseira 1600 mm 1600 mm 1600 mm
Vão livre do solo 105 mm 110 mm 105 mm
Tanque de combustível 74 litros 74 litros 74 litros
Porta-malas 310 litros 310 litros 315 litros
Diâmetro de giro 11,4 m 11,4 m 12,2 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,26 0,26 0,26
Área frontal (A) 2,21 m² 2,22 m² 2,21 m²
Área frontal corrigida 0,575 m² 0,577 m² 0,575 m²
Peso 1740 kg 1729 kg 1752 kg

Desempenho

Modelo GT-R 3.8 V6 biturbo GT-R Nismo 3.8 V6 biturbo GT-R Premium 3.8 V6 biturbo
Velocidade máxima 315 km/h 315 km/h 320 km/h
Aceleração 0-100 km/h 2,8 s 2,7 s 2,8 s
Potência 550 cv a 6400 rpm 608 cv a 6800 rpm 572 cv a 6800 rpm
Torque 64,5 kgfm a 3200 rpm 66,5 kgfm a 3600 rpm 64,9 kgfm a 3300 rpm
Peso/potência 3,2 kg/cv 2,8 kg/cv 3,1 kg/cv
Potência específica 144,8 cv/l 160,0 cv/l 150,6 cv/l
Peso/torque 27,0 kg/kgfm 26,0 kg/kgfm 27,0 kg/kgfm
Torque específico 17,0 kgfm/l 17,5 kgfm/l 17,1 kgfm/l
Consumo urbano 4,7 km/l 5 km/l 5,8 km/l
Consumo rodoviário 7,3 km/l 7,4 km/l 8 km/l

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