AvantGarde - Mustang Shelby GT500, a lenda americana AvantGarde
AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Mustang Shelby GT500, a lenda americana

Mustang Shelby GT500, a lenda americana

17 de dezembro de 2017 / 932 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

A indústria automobilística possui várias lendas, dentre as mais famosas está Carroll Shelby. O piloto, empresário e responsável por alguns dos mais importantes de carros do mundo é homenageado nessa versão do Pony car americano. Vejam abaixo o porquê do Mustang Shelby GT500 ser a lenda americana.

Veja também:

DODGE CHALLENGER SRT HELLCAT, JÁ NASCEU CLÁSSICO.

EVANTRA MILLECAVALLI, O SUPERESPORTIVO MAIS POTENTE DA ITÁLIA.

Quem foi Carroll Shelby

Esse Texano de Pitsburg foi uma lenda viva e criador de alguns dos mais icônicos carros que o mundo já viu. Uma história de vida agitada que incluiu ser instrutor de voo da forca aérea americana durante a segunda guerra e vencer duas vezes as 24h de Le Mans. Já na década de 1960 encomendou um carro da Britanica AC Motors, colocou um motor V8 Ford Big Block e entrou para a história com o Shelby Cobra 427. Carroll Shelby continuou desenvolvendo carros e se tornou preparador oficial da Ford. Nessa época criou os Mustang Shelby GT500 e GT350. Shelby faleceu em 2012 e foi homenageado com o Mustang Shelby GT500 que leva o motor V8 mais potente da história.

O Gênio Carroll Shelby com seu primeiro Mustang Shelby GT

As gerações do Mustang Shelby GT500

A Shelby American Cars, preparou oficialmente para a Ford a primeira geração do Mustang Shelby GT350 em 1965. A potencia original do Ford Mustang, com seu V8 4.7L de 275cv, o mesmo motor dos primeiros Shelby Cobra. Carroll Shelby fez modificações na suspensão, motor e freios, pintou as faixas duplas que percorriam o veículo, marca registrada dos carros de competição Shelby. O primeiro Mustang Shelby GT350 tinha 310cv em 1965. Em 1967 surgiu a versão Mustang Shelby GT500, com o famoso motor Big Block V8 427 (7L) de 650cv, recebendo o nome de Super Snake. O Mustang Shelby GT350 continuou sendo produzido até 1971. Em 2005, 34 anos depois, a Ford lança o Mustang Shelby CS6/8, a segunda geração dos carros preparados por Shelby. Algumas versões foram produzidas como o Mustang Shelby GT-H em 2006 e 2007. Mustang Shelby GT em 2007 e 2008. Com seus 500cv, o Mustang Shelby GT500 entre 2007 e 2009 . A Shelby continua preparando as versões mais desejadas do Mustang. Finalmente em 2013, foi lançado o Mustang Shelby GT500 com o V8 de série mais potente da história.

Mustang Shelby GT500

O V8 mais potente da história

Um V8 DOHC, com bloco de alumínio de 5.8L, 32 válvulas, supercharger, intercooler e 671cv e 87,2 kgmf de torque equipa o Mustang Shelby GT500. Capaz de levar a fera a uma velocidade máxima de 322 km/h e 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. O cambio manual de 6 marchas transfere para as rodas traseiras essa potência. O diferencial Torsen antiblocante ajuda a transmitir a força com controle total do piloto. Freios Brembo com discos de 380 milímetros na frente e 350 milímetros atrás e pinças de 6 pistões para parar a máquina. O kit SVT de suspensão também foi oferecido junto com as rodas e rodas de 19” na frente e 20″ atrás. Isso torna Mustang Shelby GT500 um clássico dos tempos modernos, que está disponível na AvantGarde.

O V8 mais potente já colocado em um Mustang

Um esportivo Raiz

Dirigir o Mustang Shelby GT500 é impactante desde o girar da chave. O ronco característico do V8 é forte e grave. O anúncio que os 662cv estão disponíveis a qualquer toque no acelerador. É preciso dosar a empolgação do pé direito, já que qualquer pisada mais forte faria as rodas patinarem. Para isso, o controle de tração está lá, dosando perfeitamente a potência despejada sobre as rodas traseiras. Além de possuir um V8 brutal, a suspensão SVT é ligeiramente mais macia que a do antecessor, mas ainda bastante rígida, transmitindo com absoluta fidelidade todas as imperfeições do asfalto. A direção oferece um modo Confort, que melhora um pouco o uso na cidade, enquanto no modo Sport, fica mais direta e firme como um carro de competição.

Freios Brembo com discos ventilados para parar a brutalidade do Mustang Shelby GT500. O kit SVT com rodas forjadas e suspensão rígida, dando toda a esportividade raiz que um V8 americano merece.

O Mustang Shelby GT500 por dentro

Bancos Recaro com acabamento em couro e o famoso símbolo da Cobra. O Head Up Display é um show a parte, projetando as informações do painel diretamente no para-brisas, como num caça. O painel com luz azul é completo e passa a sensação de carro de competição. As tracionais faixas longitudinais percorrem todo o carro. Faróis e lanternas de led iluminam e impõe o respeito por onde o Mustang Shelby GT500 passa.

O painel completo do Mustang Shelby GT500

Números da fera:

Motor

Instalação do motor Dianteiro
Disposição do motor Longitudinal
Cilindros 8 em V
Combustível Gasolina
Válvulas por cilindro 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote
Aspiração Supercharger
Alimentação Injeção multiponto
Câmbio Manual
Marchas 6
Tração Traseira
Embreagem Monodisco a seco

Dimensões

Comprimento 4811 mm
Largura 1877 mm
Altura 1400 mm
Entre-eixos 2720 mm
Bitola dianteira 1562 mm
Bitola traseira 1577 mm
Porta-malas 379 litros
Diâmetro de giro 10,18 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,35
Área frontal (A) 2,26 m²
Área frontal corrigida 0,791 m²
Peso 1744 kg

Chassi

Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Eixo rígido
Freios dianteiros Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado
Direção Hidráulica
Pneus dianteiros P265/40ZR-19
Pneus traseiros P285/35ZR-20
Configuração Cupê
Porte Grande
Ocupantes 4
Portas 2

Desempenho

Velocidade máxima 323 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,7 s
Potência 671 cv a 6500 rpm
Torque 87,2 kgfm a 4000 rpm
Peso/potência 2,6 kg/cv
Peso/torque 20 kg/kgfm

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato