AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Mercedes GLE Coupé, o herdeiro esportivo da classe M

Mercedes GLE Coupé, o herdeiro esportivo da classe M

22 de fevereiro de 2018 / 130 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Um crossover que entrega luxo e esportividade dentro e fora de estrada. Quem melhor que a estrela de três pontas, já consagrada em todas facetas desse SUV premium? Conheça o Mercedes GLE Coupé.

Veja também:

MERCEDES C250, A CEREJA DO BOLO DA CLASSE C

AMG CLA 45 O NÚMERO 1 NOS RANKINGS

MERCEDES G55 AMG, OFF ROAD BRUTAL, MAS COM ESTILO

 

Um Mercedes para enfrentar dinossauros

Em 1997, a Mercedes lançou seu SUV de luxo, o classe ML, enfrentando os dinossauros de Jurassic Park. Com o Know How de fora de estrada que já tinha com os Classe G e Unimog, foi feito o Mercedes ML. Um carro que era, ao mesmo tempo, robusto, bonito e luxuoso. Digno do padrão Mercedes-Benz, causou furor no mercado mundial nessa categoria que alçava voo para a mania mundial. As linhas arrojadas, motores potentes, capacidade off-road fantástica fizeram o Mercedes ML um sucesso de vendas. Mas o nome ainda conflitava com a rival BMW, que usava a sigla M para seus modelos esporte. Em 2015, a classe ML passou à nomenclatura GLE, ganhando também variações de carroceria. Agora a classe GLE é composta pelas versões Wagon e Coupé.
 

Pegando carona na sequência de Jurassic Park de 1997, a Mercedes lançou o seu SUV ML 320 com o visual para enfrentar os dinossauros.

 

Mercedes GLE Coupé, o Coupé off road

Quem é perfeccionista gostaria sempre de misturar tudo o que é bom em um único produto. No Mercedes GLE Coupé a estrela de três pontas fez isso. A tradição de coupés fantásticos como o SL 500, CLK e SLR McLaren dentre muitos outros proporciona à Mercedes o PHD nessa área. Construir o melhor caminhão 4×4 do mundo, o UNIMOG e um jipe que roda da neve ao deserto sem “pedir água”, que é o classe G, carimba o diploma off road. Luxo então nem tem necessidade de citar. Juntando tudo isso temos a carroceria Coupe numa alma off road que é o Mercedes GLE Coupé.
 

A união entre Coupé esportivo e SUV off road está presente no Mercedes GLE Coupé de forma ao mesmo tempo harmoniosa e impactante.

 

Toda a tecnologia da F1 para o motor do Mercedes GLE Coupé

Sem jamais esquecer a força da Mercedes-Benz, tetracampeã de F1, o motor tem tecnologia para altas velocidades e grandes potências. A gama de motores vai desde um 3.0 V6 diesel de 258cv, a um 3.0 biturbo V6 de 333 cv, os modelos AMG 43 de 367cv. Todos com cambio 9GTronic automático de nove velocidades, tração 4Matic integral e permanente nas quatro rodas e 5 modos de condução entre confort e esportivo. O Mercedes GLE Coupé AMG 63 tem um 5.5 V8 Biturbo de 510 cv. A transmissão é a 7Gtronic, de 7 marchas possui pegada esportiva e trocas curtas. Tudo para oferecer o máximo de desempenho.
 

A motorização do Mercedes GLE Coupé carrega tecnologia da F1, da qual a Mercedes é atual tetracampeã.

 

Suspensão especial e modos de direção

A suspensão do Mercedes GLE Coupé é com braços em duplo A na dianteira e multibraços atrás. O sistema de regulagem é pneumático de carga variável, chamado Airmatic. Contando com o Sistema de Amortecimento Adaptativo permite uma resposta ágil e precisa. O Active Curve, com barras estabilizadoras ativas, que entram em ação quando o veículo está configurado na programação dinâmica Sport+ ou Sport – nestes modos, o Airmatic também rebaixa a suspensão em 15 mm. Para os V6, o câmbio 9G-TRONIC de nove velocidades, possui relações de transmissão calibradas para eficiência e capacidade de resposta. A tração nas quatro rodas permanente 4MATIC. Completamente integrada com outros sistemas de segurança e assistência de condução, ABS e do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®). O sistema determina precisamente os requisitos de torque de cada roda individualmente. Os 5 modos de condução otimizam o desempenho à partir de rigidez e altura de suspensão, transmissão de força ao volante, controle de tração e aumento de giro para troca de marchas.
 

A suspensão Airmatic faz o Mercedes GLE Coupé adaptar-se aos modos de condução e terreno.

 

O Design do Mercedes GLE Coupé é a definição de Crossover

A união entre mundos opostos, a frente proeminente é típica de um coupé. O para-choque dianteiro com típica aparência SUV e faróis de Full LED. Na lateral, o contorno coupé lembra mais uma vez a esportividade, sugerindo agilidade e desempenho. Revestimento sobre os arcos das rodas e acima das saias laterais ressalta a aparência SUV. Visto de trás,o teto baixo e a janela traseira se estende por toda a largura do carro. Escapamento visível e integrado ao para-choque reforça a impressão esportiva. O Mercedes GLE Coupé impressiona ao olhar por lembrar um carro conceito, só que ele é real. De série as rodas de 21” aumentam a imponência do carro.
 

As rodas de 21″ do Mercedes GLE Coupé transmitem ao asfalto a potência do motor, auxiliado pela suspensão pneumática e os modos de condução.

 

Conforto e equipamentos, a alma Mercedes-Benz

O Mercedes GLE Coupé, como bom representante da marca, possui uma luxuosa cabine. Os materiais 100% premium fazem o acabamento primoroso. Uma variedade de recursos de série, incluindo bancos esportivos AMG em couro Nappa, elétricos e com memória de posição. Os assentos traseiros, com espaço para três passageiros, contam com encostos para cabeça com ajuste manual de altura. Para mais conforto, atrás, há muito espaço para as pernas. Os bancos dianteiros possuem uma cavidade no molde traseiro para aumentar o ambiente. Saídas de som e ar-condicionado de três zonas atende a todos, cinco passageiros viajam com comodidade. O porta-malas, além de ser forrado com alcântara, há dois espaços destinados a objetos pequenos, alças para colocar sacolas de compras e um sistema que memoriza até onde a tampa deve abrir. Para completar o pacote tecnológico, a tela é controlada pelo Touchopad no painel. Característica comum nos veículos premium, mantém a tela limpa de marcas de dedos e evita a perda de concentração ao volante. Apple car play, multimídia com GPS, câmera de ré e o já conceituado Park Assist que busca vagas e manobra perfeitamente o carro para estacionar.
 

O painel do Mercedes GLE Coupé é moderno e conta com o GPS e Touchpad.

 

Ficha técnica

Motor

Modelo GLE Coupe 400 Highway 3.0 V6 GLE Coupe 43 3.0 V6 GLE Coupe 63 5.5 V8
Instalação do motor Dianteiro Dianteiro Dianteiro
Disposição do motor Longitudinal Longitudinal Longitudinal
Cilindros 6 em V 6 em V 8 em V
Diâmetro dos cilindros 88 mm 88 mm 98 mm
Curso dos pistões 82,1 mm 82,1 mm 90,5 mm
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina
Cilindrada 2996 cm³ 2996 cm³ 5461 cm³
Razão de compressão 10,5:1 10,5:1 10:01
Rotação máxima 6300 rpm 6500 rpm 6500 rpm
Válvulas por cilindro 4 4 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote, corrente Duplo no cabeçote, corrente Duplo no cabeçote, corrente
Variação do comando Admissão e escape Admissão
Aspiração Turbocompressor Turbocompressor Turbocompressor
Alimentação Injeção direta Injeção direta Injeção direta
Câmbio Automático Automático Automático
Marchas 9 9 7
Tração Integral Integral Integral

Dimensões

Comprimento 4900 mm 4892 mm 4900 mm
Largura 2003 mm 1999 mm 2003 mm
Altura 1731 mm 1720 mm 1731 mm
Entre-eixos 2915 mm 2915 mm 2915 mm
Bitola dianteira 1658 mm 1658 mm 1658 mm
Bitola traseira 1725 mm 1725 mm 1725 mm
Tanque de combustível 93 litros 93 litros 93 litros
Porta-malas 650 litros 650 litros 650 litros
Diâmetro de giro 11,8 m 11,8 m 11,8 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,36 0,36 0,34
Área frontal (A) 2,95 m² 2,92 m² 2,95 m²
Área frontal corrigida 1,062 m² 1,051 m² 1,003 m²
Carga útil 745 kg 715 kg 700 kg
Reboque sem freio 750 kg 750 kg 750 kg
Reboque com freio 2850 kg 3500 kg 3500 kg
Peso 2180 kg 2165 kg 2345 kg

Chassi

Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas
Suspensão traseira Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas
Freios dianteiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Direção Elétrica Elétrica Elétrica
Pneus dianteiros 275/45 R21 275/45 R21 285/45 R21
Pneus traseiros 315/40 R21 315/40 R21 325/40 R21
Procedência Importado Importado Importado
Configuração SUV SUV SUV
Porte Grande Grande Grande
Ocupantes 5 5 5
Portas 4 4 4

Desempenho

Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas
Suspensão traseira Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas
Freios dianteiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Direção Elétrica Elétrica Elétrica
Pneus dianteiros 275/45 R21 275/45 R21 285/45 R21
Pneus traseiros 315/40 R21 315/40 R21 325/40 R21
Procedência Importado Importado Importado
Configuração SUV SUV SUV
Porte Grande Grande Grande
Ocupantes 5 5 5
Portas 4 4 4

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato