Mercedes SLK 55 AMG, a verdadeira flecha de prata AvantGarde
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Mercedes Benz SLK 55 AMG, a flecha de prata

27 de setembro de 2017 / 561 / Noticias, Tudo sobre esportivos!
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Em 1994 a Mercedes causou furor no mercado. Ela apresentava ao público no Paris Motor Show um protótipo de Roadster com teto rígido escamoteável. O carro era compacto mas imponente. O teto rígido, chamado de Vario-roof, transformava o conversível em coupé em segundos. A sigla significava em alemão: Sportlich (esporte), Leicht (leve) e Kurz (compacto). Nascia o impressionante Mercedes SLK. Foi grande sucesso de vendas e diversas versões com motores que faziam o conversível compacto voar nas estradas.  Impressione-se com sua versão mais especial: O Mercedes SLK 55 AMG.

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A inovação do teto rígido escamoteável fez do Mercedes SLK pioneiro e um dos mais famosos com essa característica

 

Histórico do pequeno e notável Mercedes SLK

• 1994: A Mercedes apresenta o conceito SLK nos salões te Paris e Turim. A nova tecnologia conversível de teto rígido, chamado de Teto Vario impressiona o mundo.  Ao mesmo tempo, poderia ter a liberdade do conversível e o conforto e segurança do coupe.
• 1996: Lançamento oficial da geração R170, com motores 2.0 e 2.3 L, quatro cilindros em linha, podendo ou não ser sobrealimentado com supercharger, as versões Kompressor.
• 2000: Chega ao mercado o motor V6 de 3.2L e 218 cv.
• 2001: A AMG faz sua primeira releitura do Mercedes SLK, inserindo um compressor no motor V6, nasece o Mercedes SLK 32 AMG, com 354cv.
• 2003: Despedida da geração R170 com a versão Mercedes SLK 230 Final Edition.

Geração R171

• 2004: Apresentada a geração R171 com as linhas inspradas no SLR McLaren. A gama de motores é 200 Kompressor de 1,8 litro, 350 com um V6 de 3,5 litros e SLK 55 AMG, com o primeiro V8 do modelo, de 5,4 litros e 360 cv.
• 2005: Lançado o novo motor para o Mercedes SLK 280 de 3,0 litros.
• 2006: O Mercerdes SLK 55 AMG ganha a versão Black Series, com teto de fibra de carbono, rodas de 19 pol e o V8 preparado para 400 cv.
• 2007: Lançada a Mercedes SLK Edition 10 comemorando o décimo aniversário do roadster.
• 2008: Apresentado em janeiro um facelift remodelando na frente, na traseira e no interior.
• 2010: Despedida da série R171 com a série especial Grand Edition.

Geração R172

Nasce a terceira geração (R172) com linhas mais retas e o primeiro motor a diesel no roadster na versão 250 CDI. As outras opções são 200, 250 (1,8 litro), 300 (2,0 litros) e 350 (3,5 litros).
• 2011: O esportivo SLK 55 AMG recebe o novo motor V8 de 5,5 litros e 415 cv.
• 2016: Nas vésperas de completar 20 anos o Mercedes SLK é renomeado para Mercedes SLC, segundo os novos padrões e designação da Mercedes. Aposenta o motor V8 temporariamente e lança a Versão Mercedes SLC AMG 43 com motor V6 biturbo de 3,0 litros e 367 cv.

 

Configuração Coupé ou esportivo ao toque de um botão? Motor super potente e carroceria fluida e leve. Mercedes SLK 55 aMG

 

Mercedes SLK 55 AMG, a verdadeira flecha de prata

 

Ao longo dos 21 anos de uma maturidade de sucesso, o roadster da Mercedes Benz teve várias versões. Nenhuma delas tão impressionantes quanto o Mercedes SLK 55 AMG. A já renomada divisão oficial de preparação do grupo Daimler, AMG, conseguiu colocar na carroceria leve e fluida do Mercedes SLK um vigoroso V8 de 5.5 L . O carro ficou tão rápido que foi Safety Car da Fórmula 1 em 2004 e 2005. No início eram 355 cv que passaram aos 421cv.

 

A logomarca da AMG aparece como um reconhecimento de esportividade e velocidade. um carimbo de aprovado para pistas de alta performance. Nisso o Mercedes SLK 55 AMG não decepciona.

 

Conforto que só Mercedes Benz proporciona

 

Como tradicional na Mercedes Benz, o interior do Mercedes SLK 55 AMG traz o máximo de luxo disponível para o roadster.  O revestimento em couro está presente nos bancos, nas portas, manopla do câmbio e painel. O console é revestido em fibra de carbono e o volante ainda recebe apliques de camurça. Navegador por GPS, ajustes elétricos para os bancos, além de todo o aparato de segurança necessário. O especial Air Scarf system, revolucionário sistema que sopra ar quente na nuca dos ocupantes, mantendo a temperatura agradável mesmo no frio exterior e com a capota aberta.

 

O Air Scarf da Mercedes SKL 55 AMG deixa os ocupantes aquecidos com o teto aberto mesmo com o clima frio,

 

Dirigibilidade perfeita

A suspensão esportiva AMG, aliada ao  sistema de direção Direct-Steer, proporciona ao Mercedes SLK 55 AMG excelente dirigibilidade e precisão para qualquer tipo de condução.  O sistema de frenagem e programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios traz esportividade e segurança para o roadster. O câmbio automático de 9 velocidades com troca de marchas nas borboletas no volante é outro show à parte.

 

Câmbio estilo Formula 1, com as borboletas atrás do volante, se tornaram um charme a parte no Mercedes SLK 55 AMG

 

Um propulsor sensacional

O motor do Mercedes SLK 55 AMG é o único V8 da categoria com 5.5L  é calibrado para 421 cv – em outros modelos da marca, o mesmo propulsor atinge até 571 cv. O torque chega a 54,6 kgfm e garante a performance esperada para um AMG. A aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima chega aos tradicionais 250 km/h limitados eletronicamente. Sem a limitação, com certeza as velocidades se aproximariam dos 300 Km/h. Conta ainda com um sistema start/stop. Sistema que ajuda na hora de conseguir a média de 12 km/l, impressionantes para um desempenho desse nível. O V8 também tem outro sistema que desativa quatro cilindros quando em velocidades de cruzeiro e pouca carga no acelerador. Basta pressionar o pedal novamente que todos os oito acordem e despejem o máximo de força nas rodas traseiras.
 

O fantástico propulsor V8 numa carroceria leve como a do Mercedes SLK 55 AMG em uma flecha alemã!

Veja o comparativo das versões preparadas pela AMG para o Mercedes SLK.

Dimensões

Dimensões SLK 350 3.5 V6 SLK 55 AMG 5.5 V8 SLC 43 AMG 3.0 V6
Comprimento 4134 mm 4146 mm 4143 mm
Largura 1817 mm 1817 mm 1817 mm
Altura 1303 mm 1300 mm 1303 mm
Entre-eixos 2430 mm 2430 mm 2430 mm
Bitola dianteira 1549 mm 1549 mm 1549 mm
Bitola traseira 1567 mm 1567 mm 1567 mm
Tanque de combustível 60 litros 70 litros 60 litros
Porta-malas 225 litros 225 litros 225 litros
Diâmetro de giro 10,5 m 10,5 m 10,5 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,32 0,34 0,36
Área frontal (A) 2,01 m² 2,01 m² 2,01 m²
Área frontal corrigida 0,643 m² 0,683 m² 0,724 m²
Peso 1610 kg 1610 kg 1595 kg

Chassi

SLK 350 3.5 V6 SLK 55 AMG 5.5 V8 SLC 43 AMG 3.0 V6
Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Independente, multibraço Independente, multibraço Independente, multibraço
Freios dianteiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco ventilado Disco ventilado
Direção Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Pneus dianteiros 235/40 R18 235/40 R18 225/40 R19
Pneus traseiros 255/35 R18 255/35 R18 255/35 R19
Procedência Importado Importado Importado
Configuração Conversível Conversível Conversível
Porte Médio Médio Médio
Ocupantes 2 2 2
Portas 2 2 2

Motor

SLK 350 3.5 V6 SLK 55 AMG 5.5 V8 SLC 43 AMG 3.0 V6
Instalação do motor Dianteiro Dianteiro Dianteiro
Disposição do motor Longitudinal Longitudinal Longitudinal
Código do motor M276 E30
Cilindros 6 em V 8 em V 6 em V
Diâmetro dos cilindros 92,9 mm 98 mm 88 mm
Curso dos pistões 86 mm 90,5 mm 82,1 mm
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina
Cilindrada 3498 cm³ 5461 cm³ 2996 cm³
Taxa de compressão 0,500694444 12,6:1 10,7:1
Válvulas por cilindro 4 4 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote, corrente
Variação do comando Admissão e escape Admissão e escape
Aspiração Natural Natural Turbocompressor
Alimentação Injeção direta Injeção direta Injeção direta
Câmbio Automático Automático Automático
Marchas 7 7 9
Tração Traseira Traseira Traseira

Desempenho

SLK 350 3.5 V6 SLK 55 AMG 5.5 V8 SLC 43 AMG 3.0 V6
Velocidade máxima 250 km/h 250 km/h 250 km/h
Aceleração 0-100 km/h 5,6 s 4,6 s 4,7 s
Potência 306 cv a 6500 rpm 422 cv a 6800 rpm 367 cv a 5500 rpm
Torque 37,7 kgfm a 3500 rpm 55 kgfm a 4500 rpm 53 kgfm a 2000 rpm
Peso/potência 5,3 kg/cv 3,8 kg/cv 4,3 kg/cv
Potência específica 87,5 cv/l 77,3 cv/l 122,5 cv/l
Peso/torque 42,7 kg/kgfm 29,3 kg/kgfm 30,1 kg/kgfm
Torque específico 10,8 kgfm/l 10,1 kgfm/l 17,7 kgfm/l
Consumo urbano 6,4 km/l 5,2 km/l 6,2 km/l
Consumo rodoviário 10,3 km/l 8,8 km/l 10,5 km/l

A AvantGarde possui um exemplar do sensacional Mercedes SLK 55 AMG, venha conhecê-lo. Se a estrela de três pontas é só tradição, fique com o nosso tradicional vídeo:

 

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