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Maserati GranTurismo, o tubarão de Netuno

22 de setembro de 2017 / 436 / Tudo sobre esportivos!
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Maserati sempre foi sinônimo de esportividade. Sua história recheada de títulos de formula 1 e GT prova que a velocidade corre com a marca do tridente. Após passar por alguns altos e baixos nas décadas de 80 e 90 a Maserati passa ao controle da Ferrari. Da união das fábricas de Maranello e Modena, sob a batuta de Lucca de Montezemolo, nascem as novas gerações da Maserati. O chassi do classudo Quattroporte recebe uma carroceria 2+2, eis que nasce o Maserati GranTurismo.

 

O painel do Maserati GranTurismo é maravilhoso e completo.

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Maserati GranTurismo: Inspirado no rei dos mares

 

Pensa que estamos falando do tridente? Realmente a logo foi inspirada na estátua de Netuno de Giambologna, mas o Maserati GranTurismo remete aos tubarões. A forma fluida dos tubarões é aerodinamicamente usada pela F1, por aviões e agora pela Maserati para seus carros principais. A frente chamada de “Shark nose”, a grade dianteira em formato de boca e as saídas de ar laterais que lembram guelras levam o Maserati GranTurismo a impor respeito e devorar todas as estradas à sua frente.

 

As linhas aerodinâmicas transformam o Maserati GranTurismo num esportivo lindo

 

Esportivo de respeito

 

As características construtivas do Maserati GranTurismo são baseadas no Quattroporte. Suspensão dianteira duplo A e traseira Multilink garantem estabilidade e conforto. O motor lançado em 2007 era um V8 4.2 L de 405 CV, que evoluiu para um 4.7 que alcança hoje 460 cv. Nesse meio tempo surgiu uma versão especial: O Maserati GranTurismo MC Stradale! A carroceria coupé 2+2 exala esportividade por onde passa.

 

Cintos de quatro pontos para proteger os ocupantes do Maserati GranTurismo. Direto das pistas

 

Direto das pistas para as ruas

 

Em 2010 a Maserati buscou a versão do Maserati GranTurismo que competia nos campeonatos GT e Trofeo Maserati da Europa e trouxe para as ruas. Com 110 Kg menos do que o original, o Maserati GranTurismo MC Stradale estreou arrebatando fãs por onde passou. Com a retirada dos bancos traseiros para colocar a barra de proteção contra capotagens, suspensão regulagem esportiva. Cambio de Formula 1 herdado da Ferrari 599 GTO. Parachoques mais aerodinâmicos com difusores traseiros e spoilers dianteiros. Além de freios carbono Cerâmica 380mm na dianteira e 360mm na traseira. Tudo isso leva o carro a 301 Km/h de velocidade máxima e de 0 a 100 km/h em 4,6s. A Maserati colocou o tubarão para devorar ainda mais estradas e a AvantGarde tem um exemplar da especie esperando por você.

 

A barra de proteção interna confere segurança ap Maserati GranTurismo MC Stradale

 

Os números da fera:

Dimensões

Modelo GranTurismo 4.2 V8 – 2007 GranTurismo MC Stradale 4.7 V8 – 2010 GranTurismo Sport 4.7 V8 – 2017
Comprimento 4881 mm 4933 mm 4881 mm
Largura 1847 mm 1903 mm 1915 mm
Altura 1353 mm 1343 mm 1353 mm
Entre-eixos 2942 mm 2942 mm 2942 mm
Bitola dianteira 1586 mm 1586 mm 1586 mm
Bitola traseira 1590 mm 1590 mm 1590 mm
Tanque de combustível 86 litros 90 litros 86 litros
Porta-malas 260 litros 320 litros 260 litros
Diâmetro de giro 10,7 m 10,7 m 10,7 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,33 0,33 0,33
Área frontal (A) 2,12 m² 2,17 m² 2,2 m²
Área frontal corrigida 0,700 m² 0,716 m² 0,726 m²
Peso 1880 kg 1770 kg 1880 kg

Chassi

Modelo GranTurismo 4.2 V8 – 2007 GranTurismo MC Stradale 4.7 V8 – 2010 GranTurismo Sport 4.7 V8 – 2017
Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Freios dianteiros Disco ventilado Disco de carbono Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado Disco de carbono Disco ventilado
Direção Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Pneus dianteiros 245/40 R19 255/35 R20 245/35 R20
Pneus traseiros 285/40 R19 295/35 R20 295/30 R20
Configuração Cupê Cupê Cupê
Porte Grande Grande Grande
Ocupantes 4 4 4
Portas 2 2 2

Motor

Modelo GranTurismo 4.2 V8 – 2007 GranTurismo MC Stradale 4.7 V8 – 2010 GranTurismo Sport 4.7 V8 – 2017
Instalação do motor Dianteiro Dianteiro Dianteiro
Disposição do motor Longitudinal Longitudinal Longitudinal
Cilindros 8 em V 8 em V 8 em V
Tuchos Hidráulicos Hidráulicos Hidráulicos
Diâmetro dos cilindros 92 mm 94 mm 94 mm
Curso dos pistões 79,8 mm 84,5 mm 84,5 mm
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina
Cilindrada 4244 cm³ 4691 cm³ 4691 cm³
Taxa de compressão 11:01 11,25:1 11,25:1
Válvulas por cilindro 4 4 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote Duplo no cabeçote
Aspiração Natural Natural Natural
Alimentação Injeção multiponto Injeção multiponto Injeção multiponto
Câmbio Automático Automatizado Automático
Marchas 6 6 6
Tração Traseira Traseira Traseira
Embreagem Monodisco a seco

Desempenho

Modelo GranTurismo 4.2 V8 – 2007 GranTurismo MC Stradale 4.7 V8 – 2010 GranTurismo Sport 4.7 V8 – 2017
Velocidade máxima 285 km/h 301 km/h 298 km/h
Aceleração 0-100 km/h 5,2 s 4,6 s 4,8 s
Potência 405 cv a 7100 rpm 450 cv a 7000 rpm 460 cv a 7000 rpm
Torque 46,9 kgfm a 4750 rpm 52 kgfm a 4750 rpm 53 kgfm a 4750 rpm
Peso/potência 4,6 kg/cv 3,9 kg/cv 4,1 kg/cv
Potência específica 95,4 cv/l 95,9 cv/l 98,1 cv/l
Peso/torque 40,1 kg/kgfm 34,0 kg/kgfm 35,5 kg/kgfm
Torque específico 11,1 kgfm/l 11,1 kgfm/l 11,3 kgfm/l
Consumo urbano 5,2 km/l 4,3 km/l 5,2 km/l
Consumo rodoviário 7,1 km/l 7 km/l 7,1 km/l

Para terminar, como de costume, assista nosso vídeo e venha conhecer o Maserati GranTurismo MC Stradale pessoalmente.

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