AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Jaguar F-Type, um herdeiro de respeito.

Jaguar F-Type, um herdeiro de respeito.

14 de agosto de 2017 / 528 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Jaguar F-Type, um herdeiro de respeito.

Esportividade e sobriedade de um legítimo esportivo inglês, coloquem no caldo uma carroceria feita em alumínio e o DNA do carro que foi considerado há 50 anos um dos mais bonitos esportivos do mundo! Continue conosco e conheça o Jaguar F-Type.

Veja o F Type do nosso Showrrom:

  • Um pouco de história do Jaguar F Type

Em 1948, o aço em falta por conta da guerra e a Jaguar se aventura no mundo das carrocerias de alumínio e lança o XJ 120, roadster que bateria a barreira dos 200Km/h, fato impressionante na época. Sua versão de competição apareceria em 1951 com a designação C-Type e deixaria, mais uma vez, o mundo boquiaberto. A série de total sucesso levaria a Jaguar a dominar o Know How dos esportivos produzidos em alumínio.

Em 1961 o E-type é lançado, abandonando o alumínio na carroceria, mas figurando no topo de várias listas como o mais belo esportivo da história! Mais de meio século depois, o renomado fabricante inglês reapresenta ao mundo a sua vocação em produzir esportivos, resgatando a carroceria completamente em alumínio, um design que agrada a todos os gostos, tecnologias de ponta e o nome que marcou época.

 

Jaguar F Type S , a sua evolução.

 

  • Agradando a gregos e troianos

A carroceria de dois lugares, produzida em alumínio confere a leveza necessária para um esportivo de primeira linha. As linhas fluidas, advindas de intensos estudos em túnel de vento e análises CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluidos Computacional) garantem um Coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,36.

O design sóbrio e bonito, consegue agradar a todos os públicos e essa é a intenção do Jaguar F-Type, que possui 5 diferentes versões e acabamento e performance, com opções de carroceria coupé ou conversível. Detalhes refinados, como a maçaneta que se esconde na porta para gerar menos arrasto, faróis com LED’s de assinatura DRL e segundo a Jaguar.

Jaguar F-Type, os detalhes da abertura de portas.

“Elegantes, os faróis adaptam a largura e a profundidade do facho de luz à velocidade do carro, oferecendo uma qualidade de luz próxima à da luz do dia.”

Jaguar F-Type, os detalhes dos faróis.

 

  • Dirigir um Jaguar F-Type com o vento nos cabelos ou olhando as estrelas?

Além da versão conversível, o feliz dono de um Jaguar F-Type tem a opção de teto panorâmico fixo que permite o total deleite da paisagem, feito em alumínio ou fibra de carbono, 20% mais leve. Mais um ponto para o Jaguar F-Type, “o freguês que manda”.

Jaguar F-Type, detalhes do teto-panorâmico.

 

      • A intenção do Jaguar F-Type é sempre deixar o condutor à vontade.

O volante de três raios deixa todos os controles do carro à mão, inclusive as borboletas do paddle-shift que comandam o confiável câmbio ZF de oito velocidades.

O sistema de navegação touch com comandos intuitivos, bancos de concha em couro com regulagem elétrica se diferenciam dos esportivos tradicionais pelo conforto que proporcionam junto com a iluminação ambiente configurável, com as opções de luzes nas cores azul fosforescente, azul-claro, branco, coral ou vermelho.

Ao ativar o modo Dynamic, a iluminação nas maçanetas das portas, o console central e o conjunto do painel de instrumentos mudam completamente para o vermelho.

    Jaguar F Type S, tela interativa.

      Para frear o Jaguar F-Type foram disponibilizadas quatro versões de disco, entre elas um de carbono – cerâmica de 398mm (frente) e 380mm (traseira). A vetorização de torque proporciona frenagem independente controlada entre as rodas.

      A distribuição de peso é de 51% frontal e 49% traseiro e o Diferencial Eletrônico Ativo junto ao sistema Adaptive Dynamics e transmissão inteligente analisam os comandos dados e o estilo de direção, modificando as respostas do F‑TYPE quando necessário.

      Disco de freio do Jaguar F-Type

       

        Usinas de força, motores do Jaguar F-Type

        Outra decisão que o comprador precisa tomar é sobre qual motor escolher! A versão de entrada possui motor turbo 2.0 litros, 4 cilindros a gasolina com controle de elevação das válvulas continuamente variável, uma válvula wastegate eletrônica e uma bomba de óleo de deslocamento variável que produz 300cv.

        O Jaguar F-Type tem também a opção do motor 3.0 V6 Supercharger com válvula secundária de aceleração livre do “lag” dos motores turbo. As opções são de 340, 380 e 400cv.

        A versão R-Coupé possui tração integral AWD e é impulsionada por um propulsor V8 5.0 supercharged com 550 cv e para fechar a gama o Jaguar F-Type SVR com seu V8 5.0 Supercharger de impressionantes 575 cv que faz de 0 a 100 Km/h em 3,7s e alcança os 322 Km/h.

        Para quem gosta de fazer barulho, ao ligar o botão start-stop é só selecionar o escapamento ativo alternável* – que permite abrir manualmente as válvulas de escape- para que você possa aproveitar o ronco do Jaguar F‑Type em todas as rotações de motor.

        Motor Jaguar F-Type

        Motor Jaguar F-Type

        Motor Jaguar F-Type

        Comparativo de todos os Jaguares F-Type

        Versão Jaguar F-Type Jaguar F-Type R Dynamic Jaguar F-Type 400 Sport Jaguar F-Type R Jaguar F-Type SVR
        Distância entre as rodas dianteiras (mm)

         

        1.585 1.585 1.585 1.585 1.585
        Distância entre as rodas traseiras (mm) 1.627 1.611 1.611 1.611 1.611
        Altura total (mm) 1.311

         

        1.311 1.311 1.311 1.311
        Distância entre eixos (mm) 2.622 2.622 2.622 2.622 2.622
        Comprimento total (mm) 4.482 4.482 4.482 4.482 4.475
        Largura total (mm) 2.042 2.042 2.042 2.042 2.042
        Diâmetro de giro (m) 10,7 10,7 10,7 11,3 11,3
        Volume do porta-malas (litros) 408 408 408 408 408
        Peso kg 1595 1595 1595 1730 1.705
        Peso bruto do veículo kg 2050 2050 2050 2.150 2.150
        Motor V6 3.0 V6 3.0 V6 3.0 V8 5.0 V8 5.0
        Cilindros/válvulas por cilindro 6/4 6/4 6/4 8/4 8/4
        Diâmetro/curso (mm) 84,5/89 84,5/89 84,5/89 92,5/93 92,5/93
        Cilindrada (cc) 2.995 2.995 2.995 5.000 5.000
        Potência Máxima (CV) 340 380 400 550 575
        Raio de giro @rpm 6.500 6.500 6.500 6.500 6.500
        Torque máximo (Nm) 450 460 460 680 700
        Taxa de compressão 10,5 10,5 10,5 9,5 9,5
        Transmissão 8-velocidades automática 8-velocidades automática 8-velocidades automática 8-velocidades automática 8-velocidades automática
        Aceleração de 0 a 100 km/h em segundos 5,3 4,9 4,9 4,1 3,7
        Velocidade máxima km/h 260 275 275 300 322

         

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato