AvantGarde - Aerodinâmica, entenda a sua importância AvantGarde
AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Aerodinâmica, entenda a sua importância

Aerodinâmica, entenda a sua importância

17 de maio de 2017 / 803 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

A aerodinâmica é uma das áreas de estudo mais famosas quando se trata da otimização do desempenho nos carros.  Mas você sabe realmente como ela pode interferir no seu dia-dia e como é trabalhada nas fábricas?

> Conheça 5 Ferraris da coleção particular de Ralph Lauren
> 5 Belos carros que correram em Le Mans


VW XL1 no túnel de vento, detalhe para o pequeno vácuo na traseira que indica boa performance aerodinâmica.

Diferente dos veículos de passeio, os de competição e superesportivos precisam ter valores de arrastos menores e pressões aerodinâmicas maiores , de maneira simples o arrasto pode ser explicado como a resistência de um objeto em um meio fluido e a pressão aerodinâmica ou, como dizem em inglês, o downforce, nada mais é do que aquela exercida pelo ar que atua sobre o carro, pressionando-o contra o asfalto. A ferramenta mais comum para aumentar o downforce é a utilização de aerofólios nos carros.

Para aperfeiçoar os veículos do dia-dia as fábricas focam principalmente na diminuição do arrasto. Para tal, utilizam ferramentas como o túnel de vento além de softwares de CFD (Computational Fluid Dynamics, traduzindo: Fluidodinâmica Computacional).


Assoalho do Audi A8 com placas para melhorar aerodinâmica.

As regras mais trabalhadas, para gerar uma melhor aerodinâmica do veículo, são a diminuição da área frontal do veículo e o fluxo no assoalho. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o fluxo de ar debaixo do carro pode ser responsável por cerca de 40% do arrasto total produzido pelo veículo, não é atoa que superesportivos e carros de competição ganham tanta atenção nesse quesito. Como exemplo prático, o assoalho do Audi A8 é responsável por apenas 13% do seu arrasto total.

Mas de nada adianta falar de aerodinâmica e engenharia aplicada se os resultados não puderem ser mensurados.

Partindo para os números, tendo em mente que o coeficiente de um carro de rua oscila entre 0,30 e 0,39, uma redução de 0.05 pontos no coeficiente de arrasto significa uma economia de 0.2 litros de combustível a cada 100km e ainda uma redução de 4g/km na emissão de CO₂. Simulando uma situação cotidiana, se em uma viagem a pessoa mantivesse uma velocidade de 130km/h ela economizaria 1,3 litros a cada 100km.

Mercedes CLA, o carro de série melhor aerodinâmica do mundo.

A título de curiosidade o Mercedes CLA é o veiculo de série com o melhor coeficiente aerodinâmico do mundo, seu valor é 0,22cx.

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato