AvantGarde > Acontece > Tudo sobre esportivos! > Conheça a história da Lamborghini

Conheça a história da Lamborghini

4 de agosto de 2017 / 1270 / Tudo sobre esportivos!
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Google Plus It

Da briga entre Ferrucio Lamborghini e Enzo à criação da única marca capaz de rivalizar com a Ferrari e dividir o coração dos italianos, o nascimento da Lamborghini é talvez umas das maiores lendas automotivas que já existiu especialmente pelo contexto que a envolve.  No ano do centenário de Ferruccio Lamborghini vamos contar um pouco mais sobre essa interessante história que originou um dos maiores superesportivos de todos os tempos.

>Ferrari Califórnia, a macchina que fez uma revolução em Maranello
> Conheça 5 Ferraris da coleção particular de Ralph Lauren

Lamborghini 350 GTV, primeiro veículo da marca

 

Durante a Segunda Guerra Mundial Ferruccio Lamborghini era o responsável pela manutenção dos veículos da Força Aérea Real Italiana. O único detalhe é que Ferruccio trabalhava isolado na ilha de Rhodes. O cenário de guerra e o fato de estar praticamente isolado em uma ilha fizeram com que Ferruccio fosse obrigado a cada vez mais a usar a criatividade para manter todos os veículos operantes.

 

Ferruccio Lamborghini, o grande responsável pela lenda.

 

Nosso Vídeo sobre a Aventador, a máquina da Lambo, veja o que gravamos no nosso showroom:

Ao regressar para a Itália ele utilizou toda a experiência adquirida durante a guerra para  montar tratores a partir de sucatas e partes de outros veículos, surgia assim, em 1948, a  Lamborghini Trattori, a primeira empresa de Ferrucio. Devido a outros negócios, já em 1959, acabou abrindo uma fábrica de aquecedor a óleo, a Lamborghini Bruciatori, que mais tarde passou a produzir equipamentos de ar condicionado. Mas a sua principal empresa ainda estava por vir.

Com o sucesso dos negócios, Ferruccio se deu ao luxo de comprar duas Ferraris, afinal era um italiano apaixonado por carros. Mas ele não só comprou os carros, como também corria com eles. Não, ele não chegou a ser piloto, aqueles tempos eram mais românticos e as corridas eram nas estradas mesmo. Duas pessoas combinavam um trajeto e o perdedor pagava o café.

A Ferrari 250 GT, carro responsável pela desavença que criou a Lamborghini.

 

Em uma dessas corridas a Ferrari 250 GT de Ferruccio teve uma falha na embreagem, não aguentou o ritmo imposto pelo seu dono. Lamborghini tentou concertar a peça adaptando uma embreagem dos tratores fabricados por ele e a solução deu certo. Feliz com seu feito, Ferruccio foi até Enzo Ferrari fazer uma sugestão.

O que ele não esperava era a reação do commendatore que simplesmente o expulsou da fábrica e disse que Ferrari não era para ele, que fosse dirigir seus tratores. Mas se Enzo era orgulhoso e teimoso, Ferruccio também possuía essas características e não iria aturar aquele desaforo.

Lamborghini Miura, considerado por muitos um dos mais belos carros já produzidos.

 

Durante o jantar, ele sentou-se a mesa com sua esposa e filho e desabafou. “Você viu como ele me tratou? Comprei duas Ferrari, mas faço 52 tratores por dia. Quem ele pensa que é? Se eu quiser, faço um carro!”.  Maria Theresa, que além de esposa era gerente na fábrica tentou dissuadir o marido, alegando que foi apenas um dia ruim, mas de nada adiantou.

Ferruccio Lamborghini já tinha um plano, iria cortar a verba das ações publicitárias dos tratores e financiaria o inicio da sua fábrica de automóveis, esse movimento causaria impacto tão grande que geraria mídia espontânea para os seus tratores e carros. Dois dias depois da desavença ela já se reuniu com os melhores engenheiros italianos disponíveis, pessoas como Giotto Bizzarrini e Gian Paolo Dallara, e decidiu iniciar a sua empreitada que a história fez questão de registar e consagrar.

Você pode gostar também

Os 10 carros mais caros do mundo
31 de agosto de 2018

Precisando de uma ajuda para escolher um veiculo?

Entre em contato