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Ferrari 458 Italia, mais uma obra prima de Maranello

8 de março de 2018 / 125 / Tudo sobre esportivos!
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Um motor 4.5L de 8 cilindros em V, formam a sigla. O país de origem o segundo nome. O sobrenome é de respeito absoluto: Ferrari 458 Italia.

Veja o vídeo especial da Macchina:

 

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A Ferrari 458 Italia e seu design futurista

Substituta da Ferrari F 430, a Ferrari 458 Italia chegou em 2009 com um design futurista. A experiencia da Ferrari nas corridas e no desenvolvimento dos superesportivos a coloca num patamar superior. A assinatura de Pininfarina dá um peso especial. Diferente dos modelos anteriores da marca, as entradas de ar laterais foram eliminadas e passadas para a parte inferior do carro. As linhas fluidas trazem uma aerodinâmica moderna, sem grandes apêndices, o efeito solo é muito bem utilizado. Na frente, aletas grandes que se deformam conforme a velocidade, quanto mais alta, mais inclinadas. As saídas de escapamento se juntam em 3 bocais centrais, remetendo à lenda Ferrari F40.

 

As saídas triplas de escapamento da Ferrari 458 Italia remetem à clássica F40.

 

Um motor potente e ao mesmo tempo de baixas emissões

O nome Ferrari 458 Italia é uma homenagem ao país de origem da Ferrari e ao tamanho do motor: 4,5 litros e 8 cilindros em “V” de 90 graus. Maior potência e menores emissões que sua antecessora, a Ferrari F 430. Injeção direta e totalmente feito em alumínio, o propulsor gera 570 cavalos a 9.000 rpm e 540 Nm a 6.000 rpm. Os dados garantem que o superesportivo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcance a velocidade máxima de 325 km/h.  A Ferrari 458 Italia é o segundo carro da marca com dupla embreagem, tal característica permite trocas com 0,06 s. Os freios a discos ventilados, para frear a 100 km/h é preciso 32,5 metros até o carro parar completamente. O peso também foi reduzido para melhorar a eficiência e o consumo de combustível.

 

O motor V8 de 4.5 L fica na posição central e faz a Ferrari 458 Italia voar baixo, auxiliada pelo baixo peso e aerodinâmica moderna.

 

O interior evoluído da Ferrari 458

O volante rda Ferrari 458 Italia remete aos monopostos da F1. As chaves de seta e limpador de parabrisas fazem parte do conjunto de botões no equipamento. Conjunto formado também pelos botões de ignição e sintonização do rádio, além do seletor de modos de direção num botão giratório. O interior é em couro e fibra de carbono. O exemplar que está na AvantGarde possui bancos e forros de porta em vermelho, câmera de ré e soleiras em fibra de carbono. Material composto também presente no console central e no paddle shift. Para acalmar o clima, ar condicionado dual zone.

 

O volante da Ferrari 458 Italia é inspirado na Formula 1 e incorpora toda a tecnologia advinda da categoria.

 

Redução de peso e aumento de performance

A Ferrari 458 Italia possui o chassi em liga de alumínio aeronáutico coberto pela mais estruturada carroceria de fibra de carbono. Em relação à sua antecessora, 30% mais leve. Para manter o carro no chão, a aerodinâmica proporciona uma força descendente de 140 kg a 200 km/h e 360 kg aos 325 km/h. O sistema de diferencial eletrônico E-Diff as informações coletadas pelo carro e adaptando todo o sistema dinâmico ao modo de direção escolhido. Para parar a fera os discos de carbono cerâmica  com 4 pinças e sistema ABS. A suspensão duplo A na dianteira e multilink na traseira tem controle magnético podendo alterar a força de absorção em 8 milissegundos. Uma legitima Ferrari, recordista de vendas e de admiradores.

 

Freios a disco de carbono cerâmica e 4 pinças para parar a Macchina. A Ferrari 458 Italia também tem diferencial eletrônico e suspensão magnética.

 

Ficha técnica

Motor

Instalação do motor Central

Disposição do motorLongitudinalCilindros8 em VDiâmetro dos cilindros94 mmCurso dos pistões81 mmCombustívelGasolinaCilindrada4499 cm³Razão de compressão12,5:1Rotação máxima9000 rpmVálvulas por cilindro4Comando de válvulasDuplo no cabeçoteAspiraçãoNaturalAlimentaçãoInjeção diretaCâmbioAutomatizadoMarchas7TraçãoTraseiraEmbreagemDupla a seco

Dimensões

Instalação do motor Central
Disposição do motor Longitudinal
Cilindros 8 em V
Diâmetro dos cilindros 94 mm
Curso dos pistões 81 mm
Combustível Gasolina
Cilindrada 4499 cm³
Razão de compressão 12,5:1
Rotação máxima 9000 rpm
Válvulas por cilindro 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote
Aspiração Natural
Alimentação Injeção direta
Câmbio Automatizado
Marchas 7
Tração Traseira
Embreagem Dupla a seco

Chassi

Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Independente, braços sobrepostos
Freios dianteiros Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado
Direção Hidráulica
Pneus dianteiros 235/35 R20
Pneus traseiros 295/35 R20
Procedência Importado
Configuração Cupê
Porte Grande
Ocupantes 2
Portas 2

Desempenho

Velocidade máxima 325 km/h
Aceleração 0-100 km/h 3,4 s
Potência 578 cv a 9000 rpm
Torque 55 kgfm a 6000 rpm
Peso/potência 2,6 kg/cv
Potência específica 128,5 cv/l
Peso/torque 27,0 kg/kgfm
Torque específico 12,2 kgfm/l
Consumo urbano 5,5 km/l
Consumo rodoviário 7,5 km/l

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