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Diferença entre 4WD e ADW, quais são?

18 de agosto de 2017 / 200 / Tudo sobre esportivos!
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Diferença entre 4WD e ADW, quais são?

De quando é o sistema de distribuição de torque?

Em 1889 Ferdinand Porsche criava um dos primeiros sistemas de distribuição de torque entre as quatro rodas para automóveis.

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Naquela época o sistema foi desenvolvido principalmente para veículos de transporte de cargas, destinados a enfrentar estradas ruins.

De surgiu o 4WD e o ADW?

Em 1966 um gran turismo Jensen Interceptor foi equipado com o sistema na Inglaterra. Com o tempo o sistema foi aperfeiçoado para os carros esportivos e ganhou nomes e especificações diferentes, tais como 4×4 (Jeep), Quattro (Audi) , 4Matic (Mercedes-Benz).

O AWD e o 4WD também são sistemas de distribuição de torque, distintos. Vamos primeiramente ao 4WD _ Four Wheel Drive. O princípio é simples e pode ser comparado à marcha mais leve de uma bicicleta.

Quando acionada, o ciclista dará mais pedaladas para executar um giro no eixo. Com o 4WD acontece mais ou menos assim. Um Grand Cherokee tem transmissão normal em proporção de 1:1.

Acionada a marcha reduzida (4×4, Low Range) essa proporção muda para 2.71:1. Isso quer dizer que  a transmissão fará quase três cursos para que o eixo execute um giro: a velocidade diminui, mas o torque nas rodas aumenta significativamente.

Por que não se usa 4×4 nas pistas?

Em uma situação de off-road o sistema 4X4 pode ser mais eficiente pois a distribuição de torque e potência será  feita para as 4 rodas. Na pista não é adequado o seu uso, pois cada roda percorre distâncias diferentes durante as curvas. No 4×4 isso é diminuído, o que comprometeria o desgaste adequado dos pneus.

Mas e o ADW?

Já o AWD _ All Wheel Drive é um sistema mais leve o que permite que seja utilizado por carros esportivos como o Juke da Nissan, o Lamborghini Gallardo e o Audi (Quattro), dentre outros.  São duas as suas modalidades, ambas destinadas primordialmente à performance esportiva.

O AWD On-Demand funciona quando os sensores do automóvel detectam alguma instabilidade, uma mudança de terreno ou derrapagem. O sistema é acionado para as rodas que devem estabilizar a situação. O sistema se ocupa em melhorar a distribuição da força e não necessariamente em aumentá-la.

ADW Full Time, tração ativa.

O AWD Full-Time é a tração integral ativa. Os dois eixos recebem a potência (5/95% entre eixos no caso do Panamera) e ambos fazem o trabalho de puxar o carro. Um bom  exemplo são as versões da Gallardo LP560-4 com tração integral e LP550-2 Valentino Balboni, com tração trazeira. A finalidade é a aceleração mais rápida, no caso a da LP560-4.

pesquisa e redação: @ jdl/avantgardemotors/5 de outubro de 2012

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