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BMW i8, direto dos filmes de ficção científica

2 de janeiro de 2018 / 396 / Tudo sobre esportivos!
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O que você pensa para o futuro? A BMW pensa longe! Marcando o primeiro post do ano temos o futuro em nossas mãos. O BMW i8 é a compilação de uma série de tecnologias vistas antes somente nos filmes de ficção cientifica. Um esportivo hibrido pensado em produzir emoções e garantir a economia para o planeta e para seu bolso.

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BMW i8, uma antecipação do futuro.

Os carros evoluíram muito nos últimos anos, mas será que foi o suficiente? Ver o BMW i8 pelas ruas é como ser transportado diretamente ao o filme Tron. O design que parece ser trazido por uma máquina do tempo ou uma nave espacial não é o único mérito. Um esportivo hibrido, com um motor a combustão 3 cilindros 1.5L twin turbo de 234cv movendo as rodas traseiras. Para completar os 365cv totais, um motor elétrico de 131cv propulsiona as rodas dianteiras. São nada menos que  58,1 Kgfm de torque total levam esse bólido a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 s e atingir 250 km/h de máxima, limitada eletronicamente como um bom carro alemão.

 

O conceito da BMW parecia vindo do filme TRON e as características do BMW i8 lançados não decepcionam.

 

Aerodinâmica, materiais compostos e baixo peso

O BMW i8 é, indiscutivelmente, um superesportivo. Todos os elementos presentes como carroceria aerodinâmica, forma cônica marcante, portas asa de gaivota e materiais compostos garantindo um baixo peso. Para garantir a máxima dinâmica e eficiência, até os faróis LED foram otimizados. Desenvolvidos de acordo com o princípio do design segmentado para permitirem a passagem do fluxo de ar. E todas as formas têm função. Sem radiador frontal, o duplo rim da BMW é fechado, o que favorece a aerodinâmica. Os traços na lateral direcionam o fluxo de ar na direção da traseira, terminando na parte superior das lanternas vazadas.

 

A aerodinâmica fluida dá um desempenho a mais no BMW i8

 

Motorização de eficiência máxima

O motor a gasolina BMW TwinPower Turbo de 1.5 litros e 3 cilindros, entrega uma eficiência absurda. São 234cv geridos por uma troca otimizada de carga por meio do ponto de ignição, permitindo a rápida resposta do turbocompressor. Quando combinado aos 131cv do motor elétrico, a elevada performance é completada por uma eficiência surpreendente. O consumo de combustível de apenas 2,1 l/100 km (47km/l, menos que uma moto) e pelas emissões e CO2 de 49 g/km. O tanque de gasolina comporta apenas 30 litros. Mas, não se engane, é mais do que suficiente para a autonomia somada de 1400km. Se a opção é poupar ainda mais a natureza, as baterias podem ser carregadas em menos de 2 horas e no modo 100% elétrico a autonomia de 37km de emissões zero, suficientes para deslocamentos diários. E só para não te deixar esquecer, velocidade máxima continua a 250 km/h.

A carroceria feita com materiais compostos, a redução de peso e otimização foi seguida à risca no BMW i8.

 

Modos de direção

O BMW i8 possui os modos de direção COMFORT, ECO PRO, SPORT e o botão eDrive para otimizar as configurações conforme a situação de condução. Além do modo 100% elétrico, também oferece uma experiência de direção extremamente esportiva para percursos fora da cidade. Existe ainda outra opção que proporciona o melhor dos dois mundos: o motor a gasolina e o motor elétrico demonstram continuamente que a simbiose técnica não deve ser encarada como uma concessão, mas uma vantagem. O botão eDrive leva a uma direção totalmente elétrica. Podendo ser acionado em combinação com os modos COMFORT e ECO PRO. Ao ativar o botão eDrive em conjunto com o modo COMFORT, o BMW i8 circula somente com energia elétrica até à descarga praticamente total da bateria. O eDrive permite a direção totalmente elétrica em uma velocidade máxima de 120km/h. Se o eDrive não for acionado, o motor de combustão entrará em ação à velocidade de 60 km/h.

 

A distribuição de peso equivalente entre dianteira e traseira e a soma dos motores permitem modos de condução especiais no BMW i8. Um superesportivo que deve ser respeitado.

 

Os equipamentos

A redução de peso é marcante também no interior, o encosto dos bancos é feito com material superleve, mais fino que o convencional como nos carros conceito. O conforto não foi deixado de lado, bancos com acionamento elétrico e aquecimento. Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360º, faróis full led, head-up display, som Harman Kardon. O já tradicional BMW i-Drive Profissional com gps, bluetooth, concierge e informações de trânsito. O painel central encontra-se direcionado para o motorista, tendo o controlador do iDrive convenientemente localizado no painel central, dividindo o interior em duas áreas distintas. Uma tela nos instrumentos projeta dois mostradores de grandes dimensões apresenta instrumentos que promovem uma utilização prática e muda as cores segundo o modo de direção.

 

O painel moderno com tela LCD , i drive e HUD. Tudo é futurístico no BMW i8.

 

Os números da máquina

Dimensões

Comprimento 4689 mm
Largura 1942 mm
Altura 1291 mm
Entre-eixos 2800 mm
Bitola dianteira 1644 mm
Bitola traseira 1576 mm
Tanque de combustível 30 litros
Porta-malas 154 litros
Diâmetro de giro 12,3 m
Coef. aerodinâmico (Cx) 0,3
Área frontal (A) 2,13 m²
Área frontal corrigida 0,639 m²
Peso 1490 kg

Chassi

Suspensão dianteira Independente, braços sobrepostos
Suspensão traseira Independente, multibraço
Freios dianteiros Disco ventilado
Freios traseiros Disco ventilado
Direção Elétrica
Pneus dianteiros 195/50 R20
Pneus traseiros 215/45 R20
Porte Grande
Ocupantes 4
Portas 2

Motor

Instalação do motor elétrico Dianteiro
Instalação do motor a combustão Traseiro
Disposição do motor Transversal
Cilindros 3 em linha
Diâmetro dos cilindros 94,6 mm
Curso dos pistões 82 mm
Combustível Híbrido
Cilindrada 1499 cm³
Válvulas por cilindro 4
Comando de válvulas Duplo no cabeçote
Variação do comando Admissão e escape
Aspiração Turbocompressor
Alimentação Injeção direta
Câmbio Automático
Marchas 6
Tração Integral

Desempenho

Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração 0-100 km/h 4,4 s
Potência combinada 362 cv
Torque combinado 58,1 kgfm
Potência do motor a combustão 231 cv a 5800 rpm
Torque motor a combustão 32,6 kgfm a 3700 rpm
Potência do motor elétrico 131 cv.
Peso/potência 6,5 kg/cv
Potência específica 154,1 cv/l
Peso/torque 45,7 kg/kgfm
Torque específico 21,7 kgfm/l

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